ENREDO 2016

CONFIRA ABAIXO O NOSSO ENREDO 2016

ENREDO 2016

SONHOS e PESADELOS
“Fiquem de olhos bem abertos”
                                              

“Há sonhos pra se sonhar sozinho
e sonhos pra se sonhar a dois,
sonhos que muitos já sonharam antes
e que muitos sonharão depois,
sonhos pra se sonhar em vida
e sonhos pra depois (...)”

Trecho do Poema de:
Geraldo Eustáquio de Souza


Apresentação

A Águia de Prata traz para a passarela do samba o encanto dos sonhos e o assombro dos pesadelos.
De forma lúdica caminha pela tênue linha que separa as fases do sono e da vida, passando pelos sonhos de infância, pelos sonhos de sucesso e riqueza e pelos ideais de grandes sonhadores da humanidade.
Percorre ainda a trilha do medo que assombra nossas noites mal dormidas recheadas de pesadelos.
Dando vida aos sonhos e enfrentando os pesadelos, a Águia recomenda:
“Fiquem de olhos bem abertos”.



1ª FASE -  PESADELOS
Castelos, príncipes e princesas são personagens que vivificam o sonho infantil, das fábulas e contos de fadas despertam o imaginário infantil, como se possível fosse viver o próprio personagem e sua bela história.
Quem sabe caberia, na pequena menina o sapatinho de cristal? Quem sabe chegaria o príncipe em um belo cavalo branco para com um beijo quebrar o mau encanto?
Há aqueles que sonham em ter um coração, ou ter coragem, ou ainda um cérebro. O sonho é na verdade uma janela aberta por onde queremos enxergar a possibilidade do encontro com o novo, como inesperado, sempre idealizando um mundo melhor.
Dos sonhos que sonhamos juntos figuram os grandes sonhadores da humanidade, aqueles que direcionaram seus sonhos na luta pela paz, igualdade e liberdade.
Há ainda os sonhos que se sonham acordados, sonhos que projetam o futuro desejado; “O que vou ser quando crescer?” médico, bombeiro, jogador de futebol? – em um país intitulado de pátria de chuteiras o sonho de ser um grande astro dos gramados povoa a mente da grande maioria dos nossos meninos.


O sucesso material é ingrediente essencial na receita dos sonhos; Ganhar na loteria, Ficar Milionário, Ser astro de cinema ou da música, etc., tudo isto como subsídios para os sonhos de consumo: motos, carros, Iates, mansões, e muito mais afinal o que mais se permite nos sonhos é a Ostentação.
Os sonhos infantis são diferentes dos sonhos adultos, quando crianças os desejos são mais fantasiosos, mas ainda assim algumas destas fantasias invadem o mundo adulto, como por exemplo, as princesas de belos vestidos rodados que inspiram os sonhos das noivas quando idealizam o casamento, materializados no véu, grinalda, belas músicas e, é claro” o esposo como príncipe encantado.

2ª FASE – PESADELOS
Será sonho ou pesadelo? O casamento entra nesta brincadeira novamente, se é o sonho feminino, é para o universo masculino, de forma divertida, associado a um mau negócio ou a um pesadelo, para o homem casar-se é “ir para a forca”, “amarrar-se”, etc..., sempre ressaltando o bom humor desta associação.
Das trevas surgem as figuras que perturbam nosso sono, são zumbis, fantasmas, assombrações e outros seres sombrios desfilando assustadoramente pelo inconsciente humano.

A ficção invade a realidade e toma conta das nossas noites mais sombrias, os filmes de terror atraem as atenções pela adrenalina do medo.
As obras de Alfred Hitchcock popularizaram o gênero do suspende e terror, de lá para cá é como se os personagens saíssem das telas para compor nosso cotidiano de medo.
Boneco Assassino, Maníaco da serra elétrica, Jason, Freddy Krueger, entre outros, tornam-se os personagens principais de nossos pesadelos.

E diante de tantas histórias assombrosas é bom que todos:   

“Fiquem de olhos bem abertos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário