PONTO DE CULTURA





veja abaixo o vídeo institucional da
candidatura do nosso projeto:
 FÁBRICA DE SONHOS no prêmio
MOGI NEWS de RESPONSABILIDADE SOCIAL 2012

Em outubro de 2010 iniciamos o Projeto FÁBRICA DE SONHOS, ponto de cultura aprovado em convênio com o Ministério da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura, dentro da política de transparência que nos norteia divulgamos, abaixo, uma mostra dos resultados da primeira fase do projeto, o relatório completo pode ser alvo de vistas se solicitado ao nosso Departamento Social

RELATÓRIO DE
 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
(SEMESTRAL)

O Projeto Fábrica de Sonhos priorizou em sua primeira fase as oficinas de capacitação de mão de obra, oferecendo atividades que atendesse a demanda de serviços e mercadorias consumidos pelo produto “carnaval”.
Inicia-se agora a segunda fase onde a difusão cultural é o foco principal, oferecendo oficinas de teatro, danças brasileiras e ritmistas mirins.
Também nesta segunda fase tem início o ciclo de palestras sócio-educativas com ênfase no combate às drogas e prevenção de DST/AIDS.

       Descrição (por ordem de realização) dos eventos, ações, atividades ou produtos realizados e seus desdobramentos:
OFICINA DE RITMISTAS MIRINS
DURAÇÃO: 30 dias
PARTICIPANTES: 25 alunos
FAIXA ETÁRIA: de 5 a 12 anos
DESDOBRAMENTO: Da primeira turma 8 alunos já fizeram parte da bateria oficial da agremiação. Para a segunda turma (abril/2011) todos já confirmaram a matricula, dando continuidade ao aprendizado. Como conseqüência da aceitação a oficina será ampliada para atender a nova demanda.

OFICINA DE TRATAMENTO E TINGIMENTO DE PLUMAS NATURAIS
DURAÇÃO: 45 dias
PARTICIPANTES: 15 alunos
FAIXA ETÁRIA: de 17 à 42 anos
DESDOBRAMENTO: Com o aprendizado os participantes terão a possibilidade de desenvolver esta atividade que é essencial ao produto carnaval. Para a próxima etapa estes participantes receberão novas técnicas (montagem de estolas e marabus) além de conhecerem outras formas de aplicação do produto, estendendo as possibilidades além do meio carnavalesco.

OFICINA DE CONFECÇÃO DE PENAS ARTIFICIAIS
DURAÇÃO: 60 dias
PARTICIPANTES: 15 alunos
FAIXA ETÁRIA: de 15 a 40 anos
DESDOBRAMENTO: Com o aprendizado os participantes terão a possibilidade de desenvolver esta atividade que é essencial ao produto carnaval. Para a próxima etapa estes participantes novos itens que podem ser confeccionados com a mesma técnica
OFICINA DE MESTRE-SALA e PORTA-BANDEIRA MIRIM
DURAÇÃO: 60 dias
PARTICIPANTES: 06 alunos
FAIXA ETÁRIA: de 08 a 12 anos
DESDOBRAMENTO: Dos 3 casais que participaram do curso, 2 desfilaram pela Águia de Prata no carnaval 2011, além de difundir a cultura esta oficina proporciona aos participantes desenvoltura e amplia a capacidade de expressão corporal
OFICINA DE ADERECISTAS
DURAÇÃO: 60 dias
PARTICIPANTES: 22 alunos  + 6 (SAPATILHAS e COSTURA)
FAIXA ETÁRIA: de 15 a 40 anos
DESDOBRAMENTO: Parte dos alunos que concluíram o curso foi aproveitada pela agremiação (com remuneração) na confecção da fantasias 2011. Na próxima fase novas vagas serão abertas.
Os alunos da primeira fase receberão (julho/2011) noções de como montar o próprio ateliê, podendo oferecer seus serviços a um numero maior de clientes, inclusive com orientação de como “formalizar” seu negócio.
OBSERVAÇÃO: Como parte da oficina de aderecistas, a agremiação criou a OFICINA DE COSTURA e OFICINA DE CONFECÇÃO DE SAPATILHAS.
100% das sapatilhas usadas no desfile de 2011 foram confeccionadas por esta oficina
35% das fantasias (roupas) usadas no desfile 2011 foram confeccionadas por esta oficina.
(OS PARTICIPANTES DESTA OFICINA RECEBERAM AJUDA DE CUSTO DA AGREMIAÇÃO)
       Detalhe dos resultados alcançados pelo projeto:
Um dos principais resultados alcançados, nesta primeira fase, foi poder gerar renda àqueles que participaram dos cursos de capacitação de mão de obra.
Temos, no mínimo, 15 pessoas capacitadas a prestar serviços no segmento carnavalesco, acrescente-se a este número mais uma série de pessoas que, a princípio, fizeram o curso apenas como hobby, mas que possuem conhecimento necessário em caso de querer usá-lo como forma de complementar a renda.
Outro resultado importante e ter a quadra de ensaios funcionando como espaço de convivência, possibilitando o uso social deste local e se tornando pólo de atividades culturais.